Almoxarifado- Stock Room

Nesta sala são mantidos os reagentes e materiais de consumo ainda não em uso, além de alguns equipamentos e também amostras de material biológico aguardando extração. O material biológico (sangue, sêmen e tecido) está estocado em refrigeradores -20 ºC. Os reagentes que necessitam refrigeração estão também estocados em geladeiras próprias para isto. Os demais reagentes e materiais estão em estantes que ocupam o maior espaço dentro da sala. Alguns materiais menores e mais sensíveis (p.ex. pipetas automáticas, cubetas de quartzo e timers) são mantidos em armários ou gavetas fechadas.

Sala de Estudos-
Students Room

Este espaço de estudos está reservado para os alunos do LABTEC, e possui mesas, estantes, geladeira, cafeteiras e 4 computadores com impressora e acesso à internet.

IMG_20150319_171001 IMG_20150319_171029

Sala de RNA- RNA Room

Neste ambiente, que é totalmente separado dos demais, é feito a extração de RNA total ou suas frações e a produção de cDNAs para análises de PCR Real Time e produção de bibliotecas de cDNA. Nesta sala encontram-se microcentífuga refrigerada, centrífuga de mesa, balança analítica, geladeira duplex, além de reagentes, kits, vidrarias, materiais plásticos e pipetas próprias para sua finalidade.

IMG_20150319_155038

Sala de PCR- PCRs Room

Para facilitar o trabalho de amplificação, esta sala contém todos os equipamentos de um mini-laboratório especializado em amplificação genômica, como vortex, microcentrífuga, freezer -20 ºC,  quatro termocicladores (cada um com capacidade para 96 tubos de 200uL), sendo um com gradiente, um ABI7300 Applied Biossystems para qPCR, além de jogos de pipetas automáticas exclusivas para uso com reagentes ou próprias para pipetar DNA . Dentro do freezer -20 ºC estão primers, enzimas de amplificação ou restrição, reagentes e água ultra pura, para uso nos sistemas de amplificação, ou preparo de reagentes de PCR ou diluição de primers. Todo material usado neste ambiente é plástico e descartável.

IMG_20150319_172121 IMG_20150319_155105

Sala de Sequenciamento NGS-MiSeq- Sequencing Room

Neste ambiente está instalado sequenciador automático NGS MiSeq, Illumina, no-break, geladeira duplex reservada exclusivamente para uso nos sistemas de sequenciamento e um extrator automático King Fisher Thermo Scienfic. Conta ainda com duas centrífugas de placa e um sistema de eletroforese capilar BioAnalyser para Proteína, DNA, RNA e Pequenos RNAs.

Sala de DNA , Proteína e Histologia- DNA, Protein and Histology Room

Neste ambiente, extrai-se o DNA e Proteínas das amostras que chegam ao laboratório, além de ser utilizado para o preparo de amostras que serão submetidas à analises de histologia ou imunohistoquimica. Também são preparados alguns reagentes, para uso em sistemas pré e pós PCR. Nesta sala encontram-se os seguintes equipamentos: geladeira duplex, 3 banho-maria, microcentrífuga, centrífuga clínica, vortex, balança semi-analítica, agitador, pHmetro, forno de microondas, transiluminador de luz ultra violeta e luz branca e fotodocumentador. Nesta sala é feita analise dos fragmentos de DNA, RNA extraído e SDS-PAGE. Ficam nesta sala, para uso somente com extração e preparo de reagentes três jogos de pipetas automáticas, um jogo fixo e dois reguláveis.

Sala de Cultura Celular- Cell culture Room

Nesta sala são feitas os ensaios e cultivo  de células animais de origem primária e de  linhagem estabelecida. Contém uma Capela de Fluxo Lamina vertical, Geladeira e Freezer -20 para armazenamento de reagentes utilizados para a cultura celular, um contador de células automático Countess, Microscópio invertido para garrafas e laminas com display em LCD, banho maria e estufa para cultivo celular.

Sala de Lavagem e Esterilização- Clean supplies Room

Estão instalados nesta sala Ultrapurificador de água com capacidade de 10L/h, Millipore. Além disto, nesta sala existem duas estufas para secagem de vidrarias e material plástico, máquina de produção de gelo em escama e autoclave, estufa de esterilização a seco e  forno de microondas.